Vale do Calhau


O vale do Calhau, localizado na Ilha de São Vicente, Cabo Verde, apresenta uma paisagem agreste e ao mesmo tempo fascinante. Aqui o mar dita os ritmos de vida e os vulcões moldam a terra. A nível natural, é uma das zonas de São Vicente com solos mais férteis e maior diversidade de vegetação.
No entanto, a sua grande riqueza é a vida marinha. Aliás, pode ser observada uma grande variedade de espécies logo nas imediações da aldeia piscatória do Calhau. Em termos socioeconómicos, o vale do Calhau tem cerca de 4000 habitantes e a pesca é a única actividade geradora de rendimento permanente.
De facto, se por um lado a agricultura é limitada e condicionada pelas flutuações anuais da pluviosidade, por outro lado o comércio está reduzido à venda a retalho de bens de primeira necessidade. Esta zona conta ainda com poucas infra-estruturas que possam contribuir para a qualidade de vida da população, ocupação dos jovens e fixação das pessoas. Sendo assim, o vale do Calhau é considerado uma das áreas mais pobres da ilha. Contudo, os seus níveis de pobreza às vezes vêm inflacionados estatisticamente devido à sua inclusão no único concelho de São Vicente, pois a cidade do Mindelo influencia a análise da pobreza local.
É, então, aqui que a Associação Amigos do Calhau (AAC) tenta fazer a diferença, procurando tornar o vale do Calhau num sítio melhor para se viver.




Subscribe