Serviço Voluntário Europeu


O Serviço Voluntário Europeu (SVE) pretende fomentar o espírito de solidariedade e promover uma cidadania activa entre os jovens. Para tal, dá-lhes a possibilidade de participarem num projecto de voluntariado, com a duração até 12 meses, num país que não o seu de residência, normalmente dentro da União Europeia.
Um projecto do SVE pode incidir em áreas diversas como cultura, juventude, desporto, serviço social, património cultural, arte, protecção civil, ambiente, cooperação para o desenvolvimento, entre outras.
No caso do SVE em Cabo Verde, na Associação Amigos do Calhau, estes têm vindo a ter a duração de seis meses e estão voltados para as áreas social e ambiental. As organizações de envio em Portugal são a Rota Jovem, no passado, e o Aventura Marão Clube, no presente.


Os pioneiros SVE 


João, Jorge, Cristina, Nuno, Ana, Susana e Nuno.

O primeiro grupo de voluntários do SVE, constituído por cinco portugueses, foi acolhido pela Associação Amigos do Calhau (AAC) de Maio a Novembro de 2010.
A Cristina e a Ana estiveram envolvidas na área da animação sociocultural, o Nuno e a Susana na área do ambiente e o João na área da cooperação para o desenvolvimento.
Ao longo de seis meses os voluntários participaram em diversos projectos de desenvolvimento local e conservação da Natureza, dando um novo alento e força aos trabalhos da AAC.

SVE 2.0



O segundo grupo de voluntários do SVE, constituído por quatro portugueses, foi acolhido pela Associação Amigos do Calhau (AAC) em 2012 e foi, tal como o primeiro grupo, enviado pela Rota Jovem. Aqui fica o vídeo final que produziram sobre a sua passagem pela ilha.



  SVE 3.0
Emiliano, Maria, José, Elsa e Ana Teresa.




O terceiro grupo SVE, enviado pelo Aventura Marão Clube (AMC) abraçam, no presente, a AAC de Setembro de 2016 a Março de 2017.
Semana a semana distribuem-se pelos desafios das diversas organizações, instituições, projetos e associações da ilha de São Vicente.
As temáticas do SVE incidem na protecção ambiental e projetos educativos sociais, como também na cooperação para o desenvolvimento, tal como os anteriores SVE. No entanto acresce—fruto das àreas de formação dos voluntários—o apoio aos gabinetes/equipas de comunicação do AAC e parceiros, assim como participações e intervenções artísticas com grupos/associações culturais da ilha.

Através da página Krioular os voluntários vão relatando as suas aventuras na terra do Monte Cara.


Mais informações:

Agência Nacional Erasmus+
Aventura Marão Clube
Rota Jovem

Subscribe